sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

21 coisas que aprendi ao longo de 21 anos

Por: Tatiane Gonçalves

1. Nunca confie em ninguém - E isso inclui a você mesmo, que embora não pareça, é quem mais vai se meter em encrencas que trarão consequências pesadas e longas.


2. Não acredite que o seu amor tem “super-poderes” – É incrível como as pessoas amam as pessoas erradas e acreditam que seu amor será capaz de fazê-las tornarem-se as pessoas certas pra sua vida. No máximo, esse amor irá mudar a você mesmo, e pra pior.


3. Não acredite no “pra sempre” – Porque já dizia O poeta (ou a Cássia Eller) que “o pra sempre, sempre acaba”, e acaba mesmo. Nada é eterno, as amizades, os amores, nada, nada é pra sempre.


4. Não confie no poder de sua beleza e juventude – Usar desses artifícios para conseguir determinadas coisas tem prazo de validade, porque a lei da gravidade está aí e não tá dando mole pra ninguém, um dia, essas coisas irão passar.


5. Não acredite nas revistas – Elas mentem! Do início ao fim, MENTEM! Mentem com gente bonita nas capas, porque estão carregadas de artifícios (leia-se photoshop), mentem sobre horóscopo (alguém ainda acredita nisso em pleno século XXI?), mentem nos resultados de testes a respeito do perfil do seu relacionamento ou sobre sua personalidade...


6. A inveja existe – Ela é um sentimento presente em todos os seres humanos, e se divide em dois grupos: os que sabem dosá-la e usá-la, e os invejosos. Os que sabem usá-la, fazem com que ela se torne admiração, espelham-se em alguém que conquistou algo e não desejam tomar aquilo pra si, apenas esforçam-se pra algum dia alcançar algo tão bom. Os invejosos terão raiva por não terem capacidade, e seguem a linha de raciocínio de que se não pode ser dele, não pode ser seu também. São pessoas frustradas que se arrastam pelo mundo tentando destruir o que é dos outros, em todas as áreas da vida. Obs: as pessoas que se sentem muito invejadas na verdade são tremendas invejosas e sentem inveja até de serem invejadas.


7. A falsidade também existe – E aqui abro um pequeno parêntese pra me perguntar o porquê de tantas coisas ruins nesse mundo, Deus é mais hein. Enfim, a falsidade existe e tenha certeza que ela está por aí, bem pertinho de você, porque é comprovado cientificamente que a cada grupo formado por dez pessoas, uma é falsa. Acabei de inventar isso, mas finjam que realmente foi provado cientificamente.


8. As pessoas mudam – pra melhor, ou pior.


9. As pessoas querem aplaudir e o que está errado e acham que você tem a obrigação de fazer o mesmo – De uns tempos pra cá o que era errado virou certo e o mundo acha que você precisa concordar para ser cool. Você não precisa ser um Maria vai com as outras, tenha princípios, acredite neles e defenda-os. Já aviso que isso irá lhe trazer olhares tortos, mas quem se importa?


10. A solidão dói – As vezes a dor é um bom sinal, só sente dor quem está vivo. Tenha momentos de solidão (não momentos sozinho), olhe-se.


11. Chorar faz bem – Embora algumas vezes depois você vá se sentir um tremendo imbecil, chorar em determinadas situações é libertador.


12. Não pense em dinheiro – O que é o que é, dá poder e todo mundo quer? Exatamente, dinheiro! Mas a ideia de ter dinheiro faz com que as pessoas se importem somente com ele e nada mais, e isso inclui a própria felicidade. O mundo está cheio de pessoas que escolhem suas profissões pensando em como serão bem remunerados, e passam anos de suas vidas fazendo todos os dias algo que não suportam, e que as fazem imensamente infelizes. Quando se faz o que se ama, se faz bem feito, e se é bem feito, esse será o seu diferencial, e diferencial hoje, é o que se busca no mercado. O dinheiro será consequência do quanto você ama fazer o que faz!


13. Nunca deposite toda sua felicidade – Em algo, ou alguém, tanto faz. Como eu disse no terceiro tópico, tudo sempre acaba, e se toda sua felicidade estiver depositada em uma só coisa, ela irá embora quando a mesma se for.


14. É importante saber se relacionar – Até mesmo com os falsos e invejosos. Mas sobre isso não posso falar muito, ainda estou aprendendo.


15. A grama do vizinho nem sempre é mais verde – As pessoas vivem de aparência, querem demonstrar o que não vivem, e você não precisa se martirizar por não ser feliz ou tão bom quanto os outros, já dizia Caetano que “Cada um sabe a delícia e a dor de ser o que é”.


16. Seus amigos ficarão cegos – Em vários momentos eles ficarão. Irão acreditar em mentiras e pessoas que não valem a pena, e você não poderá (e não deverá) fazer nada além de esperar o momento em que precisarão do seu consolo, porque cada um precisa passar por suas próprias experiências pra crescer.


17. Você também fará sofrer – É a vida, alguém bate, e alguém apanha, um dia se sofre, e no outro se causa sofrimento.


18. Cuidado com a sinceridade – sinceridade é bom, mas também fere, e existem momentos em que é melhor calar, porque ninguém pediu sua opinião.


19. Você saiu do lugar – As vezes a sensação é de que a vida estagnou, e você está parado no mesmo lugar há cinco décadas, mas pense bem, olhe ao seu redor, as pessoas mudaram, seus hábitos mudaram, você mudou, e toda mudança na vida de um ser humano pode e deve ser considerado o primeiro passo, um grande passo.


20. Ninguém se importa – Não há muito que dissertar sobre isso, simplesmente ninguém se importa. Ninguém tá nem aí pra sua carência, pros seus pensamentos a respeito da vida, ninguém tá nem aí pra esse texto enorme que estou escrevendo, e por aí vai.


21. O tempo passa – Completei vinte e um anos e parecia ter dez até semana passada. Aprendi muito mais do que 21 coisas a respeito da vida, mas certas coisas passam a fazer parte de cada um de nós, e nem nos damos conta de que um dia as aprendemos, achamos que nascemos sabendo.

Um comentário:

  1. Existe inveja, existe falsidade, existem mudanças... Mas cada um vai aprender com suas próprias quedas.

    ResponderExcluir